ARTE SOCIAL
uma trilha para a


pensar globalmente – agir localmente

 

Possibilitar uma convivência humanizada no mundo de hoje depende cada vez mais da dedicação consciente de cada um de nós. A cada ano o curso natural das coisas, como consequência da passividade individual, revela a sua face real: estamos nos movimentando na direção do caos social em nível global...

Existe saída? É possível criar uma convivência saudável a partir das características essenciais do ser humano? Que características são estas?

Em 1919 nasceu a primeira Escola Waldorf (em Stuttgart na Alemanha) como uma proposta social para a sociedade atual. Ela foi solicitada por operários e no início financiada integralmente por um capitalista com bom senso social e disponibilidade para a ação concreta. Hoje estas escolas existem no mundo inteiro como uma oportunidade para o exercício de uma convivência humanizada.

Porém, este é um grande desafio para todos os envolvidos! E a experiência mostra que são necessários preparo e investimento individual constantes para possibilitar uma auto-gestão autônoma que seja associativa de verdade.

Você deseja fazer a sua parte? Quer tornar-se a mudança que o mundo precisa com cada vez mais urgência? Então a prática aqui apresentada é para você! Você estará fortificando regularmente aquilo que existe de melhor em você.

•

A caminhada é composta em quatro anos. Se chama Curso de TransFormação do Educador (CTFE).
Porque educadores somos todos nós seres humanos. Somos responsáveis pelas novas gerações. Somos os exemplos que as crianças imitam.

 

Programação dos quatro anos:

1° ano – lema: Eu me relaciono comigo.
Euritmia – vivência corporal dos conceitos básicos da Ciência Espiritual Antroposófica (Antroposofia), o fundamento da Pedagogia Waldorf.
Estudo – lemos os livros de Rudolf Steiner: A Educação da Criança segundo a Ciência Espiritual (1907) e Economia e Sociedade (1905/1906); estudamos o livro Teosofia (1904).
Minicurso 1 – Introdução à Pedagogia Waldorf (MCPW) - programação veja aqui.
Minicurso 2 – Introdução ao Trabalho Associativo (MCTA) - programação veja aqui.

Programação completa do 1º ano veja na página:

Curso de TransFormação do Educador - Ano1

2° ano – lema: Eu me relaciono com a natureza.
Euritmia – vivência corporal do ciclo do ano; as quatro estações em nossa região. Serve como base para a celebração consciente dasquatro festas principais que se orientam pela movimentação da Terra em volta do Sol. Toda prática pedagógica Waldorf se desenvolve a partir da vivência do ciclo do ano. Porque? Isto nós vamos descobrir em conjunto.
Estudo – no 1º semestre estudamos os livros de Rudolf Steiner: A Educação da Criança segundo a Ciência Espiritual (1907) e Economia e Sociedade (1905/1906); lemos o livro de Heinz Buddemeier: Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual (2007). No 2° semestre estudamos o curso dado por Rudolf Steiner em 1919: A Arte da Educação I.

Rodas de Amigos
Nove encontros sobre as festas do ano.
Programação veja na página:

3° ano – lema: Eu me relaciono com o planeta.
Euritmia – vivência corporal dos ritmos do Planeta Terra. A polaridade hemisfério norte e hemisfério sul e as festas do ano. Desperta a consciência planetária e ajuda na atuação pedagógica a partir da alma da consciência.
Estudo – estudamos o curso dado por Rudolf Steiner em 1919: A Arte da Educação II.

Curso de Férias
A Arte de Amar: sobre a composição diferenciada de homem e mulher.
Programação veja na página:

4º ano – lema: Eu me relaciono com o universo.
Euritmia – vivência corporal dos ritmos dos astros (zodíaco e planetas). A composição cósmica do ser humano. Vivenciar de maneira cada vez mais consciente a sua relação com o universo é a característica do ser humano novo. A Pedagogia Waldorf educa para a nova sociedade que pode ser criada por nós.
Estudo – lemos o livro de Rudolf Steiner: A Ciência Oculta (1909).

Curso avançado
A História da Humanidade no PlanetaTerra.
Programação veja na página:

Metodologia do estudo:

A chave para o bem estar é o ritmo. (Imagine o que seria de nós se não vivêssemos no ritmo entre dia e noite!). Também o crescimento interior se desenvolve melhor quando é praticado ritmicamente. É por isso que no CTFE estudamos de maneira rítmica:

• no ritmo da regularidade – uma vez por semana;
• no ritmo entre preparação individual e permuta no grupo.

Na preparação individual (tema de casa) cada um investe força de vontade resumindo os parágrafos do texto; na permuta no grupo cada um apresenta o que preparou e assim vivenciamos a obra em trabalho através da dedicação de cada um. No tempo restante conversamos sobre o conteúdo e a composição do texto, no ritmo de falar e escutar, perguntar e responder.

Neste processo, as idéias vivas da Antropós (= ser humano) Sofia (= sabedoria) podem ser assimiladas em doses homeopáticas e compreendidas passo a passo. Assim, a sabedoria germina no ser humano e aos poucos pode desabrochar no seu dia a dia. O fruto de um processo assim, disciplinado e prazeroso, é a cura da alma através do estudo; a cura da alma individual e consequentemente a cura da alma do grupo.

Esta prática capacita para o trabalho associativo em uma comunidade consciente. A experiência mostra que a auto-gestão em estilo horizontal é um enorme desafio para nós que estamos acostumados a viver em um mundo hierárquico. Pré-condição para o sucesso neste âmbito é ter humildade para reconhecer que as novas capacidades sociais precisam ser treinadas regularmente. O estilo de trabalho no CTFE oferece uma oportunidade para este treinamento interior e em grupo.

Para aqueles que querem conhecer a fonte da Arte Social é oferecido o curso Pensar com o Coração, uma vez por ano, em junho.

Mais informações veja na página:

Existem graus de intensidade para trilhar este caminho:

1. light: participe dos encontros semanais “Coração Ametista” para exercitar a escuta e o pensar claro no diálogo com os membros desta comunidade.
2. médio: complemente esta doação social com a prática regular da euritmia (CTFE), superando o estresse e alinhando o seu pensar, sentir e querer.
3. intensivo: complemente estas atividades com o estudo em grupo (CTFE) das obras básicas da Ciência Espiritual Antroposófica que facilitam o despertar do eu-superior.

A sua caminhada pode durar um ou vários anos, conforme a sua escolha. Trilhar este caminho junto com os amigos pode criar laços profundos de amizade, ajudar a superar medo e depressão e promover um sono tranquilo e saudável.

Esta trilha é para quem?
Para quem sente prazer em participar na construção de uma sociedade com semblante humano. Direciona-se àqueles com genuíno interesse pelo ser humano e àqueles que querem tornar a vida neste planeta uma vivência rica e prazerosa.

O que é Euritmia?
Arte de Movimento que visa harmonizar corpo, alma e espírito, relacionando de maneira saudável o nosso pensar, sentir e querer. Surgiu em 1912 na Alemanha como fruto da Ciência Espiritual Antroposófica. Desde então tem se espalhado pelo mundo, sendo vivenciada como uma fonte de vitalidade e bem estar.

A euritmista:
Margrethe Skou Larsen,formada na Alemanha (1989), pós-graduada nos EUA. Vinte e cinco anos de experiência como facilitadora de euritmia na Arte Social, na Europa, nos EUA e no Brasil. Vive em Porto Alegre desde 2000 onde fundou o Espaço Vivo (2001). Co-fundadora da Casa Ametista, um jardim de infância orientado pela Pedagogia Waldorf.

 

Minicurso: Introdução à Pedagogia Waldorf (MCPW)

Neste curso é apresentado um olhar que contempla
• o ser humano como um todo;
• a sua evolução no Planeta Terra;
• o papel importante da educação nos primeiros vinte e um anos de sua vida.

Duração: um dia e meio.

Próxima data: ver agenda.

Programação completa veja aqui.

 

Minicurso: Introdução à Gestão Associativa (MCGA)

• Autogestão tri-membrada;
• Metodologia para o trabalho em grupo;
• O fluxo saudável do dinheiro.

Duração: um dia e meio.

Próxima data: ver agenda.

Programação completa veja aqui.

Local:
CTFE 2017
em ritmo semanal
e também em ritmo mensal.
no Espaço Vivo, Porto Alegre.
Endereço: Rua Castro Alves, 167 sala 101, quase esquina com a Rua Ramiro Barcelos.

Dias e horários durante a semana,
veja na agenda abaixo.

O cronograma de cada módulo:
Veja aqui.

Mais informações, valores, inscrição veja:

Curso de TransFormação do Educador - Ano1

•

 

Investimento:

•

 

Aula experimental gratuita:
no

Quartas-feiras às 18h.
Você vivencia a metodologia do trabalho e pode fazer as suas perguntas.

INFORMAÇÕES:
com Margrethe: (51) 3222.3792
O melhor horário para me encontrar é às 14h.
Se eu não estiver, deixe nome e fone, eu retorno a ligação!
espaco.vivo@euritmiaviva.com

 


Um mundo humano existe, se nós (tu e eu) o criamos!

Endereço: Rua Castro Alves, 167 - sala 101
(Quase esquina com Ramiro Barcelos)
Independência - Porto Alegre
CONTATO:
Durante a semana:
(51) 3222.3792, das 14h às 14h30min

espaco.vivo@euritmiaviva.com